Menu



José Jorge Letria

Se alguém, um dia, quiser escrever o meu epitáfio, que apenas diga que fui um homem de palavra”. É desta forma que o escritor José Jorge Letria sublinha a sua intervenção até hoje na sociedade, quer como escritor, quer como autarca ou jornalista.

Escritor, jornalista e cantor-autor português, José Jorge Letria nasceu em Cascais, em 1951.
Jornalista desde 1970 até 2003, foi um dos poucos civis que se encontravam ao corrente do levantamento militar de 25 de Abril de l974, tendo colaborado com os militares na Direcção da Emissora Nacional desde 27 de Abril desse ano.

Biografia Literária
Como escritor distingue-se na poesia, no conto, no teatro e, sobretudo, na literatura para a infância e juventude.
Autor de quase duas centenas de títulos publicados em cerca de cinquenta editoras diferentes, metade dos quais na área literatura infanto-juvenil
Tem livros traduzidos em várias línguas (castelhano, francês, inglês, italiano, coreano, japonês, russo, búlgaro, romeno, húngaro e checo).
Está representado em numerosas antologias poéticas em Portugal e no estrangeiro, designadamente em França, onde o seu livro "Um Amor Português", com tradução de Séverine Rosset, foi publicado com a chancela das Edições Albin Michel.
A sua obra literária foi distinguida, até à data, com inúmeros prémios.
O essencial da sua obra poética encontra-se condensado nos dois volumes da antologia "O Fantasma da Obra", publicados respectivamente em 1994 e em 2003, ano em que completou três décadas de actividade literária em livro.
O seu livro para crianças "O Homem que Tinha uma Árvore na Cabeça" integrou, em 2002, a lista "Books and Reading for Intercultural Education", da União Europeia.
Sobre a sua experiência na madrugada do 25 de Abril publicou, em 1999, o livro "Uma Noite Fez-se Abril".

Biografia Musical
Nos anos 70 foi um activo cantor de intervenção, ao lado de nomes como José Afonso, José Mário Branco, Manuel Freire, Adriano Correia de Oliveira e Francisco Fanhais. Gravou o seu primeiro disco em 1968, «História de José sem Esperança», tendo gravado entre 1968 e 1981, cerca de uma dezena de discos e realizou centenas de espectáculos, nomeadamente na Galiza e em Madrid entre 1972 e 1973.
O mérito da sua obra tem sido claramente reconhecido não só pela crítica como também pela atribuição de diversos prémios literários.


Para saber mais, visitar a exposição sobre José Jorge Letria, a Personalidade em Foco deste mês, na Biblioteca.

Prémio do Concurso "Um olhar sobre Júlio Resende"


A nossa es-cola ficou em 3.º lugar (2.º ciclo) no concurso nacional de expressão plástica Um olhar sobre Júlio Resende. Foi a pintura do aluno Guilherme André de Carvalho, do 6.º C, que conseguiu este honroso lugar. O Guilherme, acompanhado dos pais, deslocou-se ao Porto para receber das mãos do próprio Júlio Resende o seu merecido prémio. Esteve também presente a sua professora de EVT, Filomena Praça.
Guilherme
e
Júlio
Resende
De
mão
dada