Menu



A Minha Futura Escola

Os alunos do 4.º ano do Centro Escolar e da EB 1 de Barcouço vieram visitar a EB n.º 2 da Pampilhosa. O projeto, promovido pelo Grupo Disciplinar de EVT, pretende dar a conhecer  os diversos espaços desta escola do 2.º e 3.º ciclo a estes alunos, por isso as várias turmas foram circulando pela escola de forma rotativa.
Na Biblioteca, foram recebidos pela Professora bibliotecária que lhes mostrou as várias zonas funcionais, explicando o seu funcionamento e os materiais de que podiam dispor. No final, propôs-lhes a realização de um acróstico a partir da palavra biblioteca. Para facilitar, os meninos tiveram listas de adjetivos, nomes e verbos de forma a que o acróstico respondesse, respetivamente, a "Como é", "O que há", "Para que serve".





Celeste Leite, professora bibliotecária  

Quadros da História de Portugal

A nossa biblioteca recebeu uma oferta maravilhosa: a obra Quadros da História de Portugal, de Chagas Franco e João Soares, ilustrado por Roque Gameiro e Alberto de Sousa (com prefácio de Mário Soares e introdução de Guilherme d’Oliveira Martins). Enviado pelo Ministério da Educação, a oferta deste livro fascinante resultou de uma parceria entre a Editora Gradiva e o Montepio Geral, com o objetivo de brindar as bibliotecas das escolas com alunos do 3.º ciclo.

Segundo a editora, trata-se de uma súmula inesquecível da História de Portugal, na evocação dos acontecimentos marcantes e exemplares, animados pelas mais clarividentes e heroicas figuras. Publicada originalmente num momento trágico da história europeia (I Grande Guerra), esta reedição surge num tempo em que importa vencer a deceção e a descrença, e alimentar a confiança cívica dos Portugueses (…).

Na ótica do Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, os autores do livro interrogam as raízes da nossa identidade, o que nos permite compreendermos quem somos, donde vimos e para onde vamos, a partir de um imaginário que nos leva à necessidade de sermos mais exigentes sobre a nossa história e a nossa geografia.

Disponível para consulta na nossa biblioteca.
                     
Maria José Fonseca e Maria Ascensão Peixoto, equipa da BE