Menu



Dia Mundial do Livro


Celebra-se, hoje, o Dia Mundial do Livro.
Um dia mundial dedicado ao livro, porquê? Estará o livro em perigo de ficar esquecido com o surgimento dos computadores e das potencialidades da Internet? Com certeza que não. Cada recurso tem as suas vantagens e o livro terá sempre o seu espaço próprio. Continuará a ser procurado por muitos, acarinhado e guardado zelosamente como se do círculo de amigos fizesse parte.
Mas o livro merece uma festa, e assim, por todo o lado, este dia é assinalado de diversas formas. Na nossa Biblioteca resolvemos presentear os nossos utilizadores com uma oferta mais abundante de NOVIDADES.
Para todos aqueles que regularmente aqui se dirigem, mexem, remexem e procuram sempre algo de novo, hoje há surpresas para diversos gostos. É só escolher e requisitar para passarem um fim-de-semana com um amigo especial.

Celebra-se, hoje, 23 de Abril (um dia muito especial) o Dia Mundial do Livro. Sou professora bibliotecária e sou viciada em livros. A minha família é viciada em livros. Por isso….

Parabéns ao Livro!
Parabéns à minha filha, Luísa, que faz hoje 26 anos!
Parabéns a mim, também, pelo meu 50.º aniversário!
E, por ser a antevéspera do Dia da Liberdade em Portugal, parabéns à Liberdade só possível através do conhecimento.


A professora bibliotecária
Maria Celeste Leite

Exposição no Teatro Messias

Encontra-se patente no Cine-Teatro Messias uma exposição promovida pela Imprensa da Universidade de Coimbra com os momentos mais marcantes da sua história entre os quais a publicação de notícias da Batalha do Buçaco e da Implantação da República, acontecimentos que se evocam este ano por se celebrar respectivamente o seu bicentenário e centenário.
As escolas poderão visitar a exposição fora do horário de abertura do Cine-Teatro Messias, mediante marcação prévia junto ba Bibliopteca Municipal.

POEMA: O Verde



Eu sou o verde,
Vim de um arco-íris e escorreguei
por dentro de uma gota de chuva.
O céu era azul e a terra amarela
e deles nasci.
Andei à cata de coisas
e poisei num cacto do deserto.
De mar em mar,
de lagarto em rã,
descobri esmeraldas
e abri os olhos dos gatos.
Andei de gatas, rasteirinho,
pela terra dos gafanhotos novos,
da salsa, das nabiças,
da alface e da hortelã.
Fiz-me caldo verde.
Fui à mesa, escondido no vidro das garrafas.
Dei-me a cheirar nos manjericos.
Espreitei pelas persianas e vi os carros
passarem quando eu mandava.
Mostrei-me nas bandeiras.
Subi às alturas na hera dos muros:
nos limos, nas algas, desci às funduras.
Viajei muito, colecciono tudo:
penas de papagaio,
berlindes,
ervilhas,
trevos de quatro folhas,
moedas desenterradas.
Umas vezes sou velho, outras vezes sou novo.
Tanto posso despontar de uma erva escondida
como posso secar numa folha caída.


Maria Alberta Meneres / António Torrado
O Livro das 7 cores

Maria Alberta Menéres

Em Abril temos uma nova personalidade em foco:
MARIA ALBERTA MENÉRES.
A sua vida e obra está divulgada na nossa BE.
2010 – ANO MARIA ALBERTA MENÉRES
A ASA celebra em 2010 o Ano Maria Alberta Menéres, em homenagem à Autora, que comemora este ano o seu 80º aniversário.
A “Biblioteca Maria Alberta Menéres”, que a ASA vem publicando há mais de 20 anos, reúne justamente uma parte substancial da ficção da Autora dirigida às crianças, com merecido destaque para o “best-seller” Ulisses, que conta já com 35 edições e mais de 600 mil exemplares vendidos.

Escritor/Ilustrador na escola - Lurdes Breda e André Caetano





Na quarta-feira, dia 3 de Março, algumas escolas do Agrupamento contaram com a presença do ilustrador André Caetano e da escritora Lurdes Breda .
Os autores realizaram sessões de apresentação do seu livro “O Abade João”, a alunos do 1.º ciclo, na escola de Barcouço, e do 5.º ano, na escola-sede do Agrupamento.
Foram proporcionados aos alunos momentos afectivos e de contacto com a obra. No final, houve uma sessão de autógrafos, ilustrados pela mão do próprio André Caetano.

Exposições

Na Semana da Leitura, de 1 a 5 de Março, estiveram patentes, na Biblioteca da escola-sede do Agrupamento, diversas exposições que tornaram este espaço mais dinâmico e apetecível, proporcionando múltiplas aprendizagens aos visitantes.
Puderam observar-se trabalhos no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês e E.V.T. De destacar a diversidade de material autêntico que compôs o cantinho dedicado à cultura francesa.

Contadores Inesperados

Começou por ser um desafio lançado ao pessoal não docente. Não houve tanta resposta como esperávamos; apenas a D. Elvira Maia, da Biblioteca e a D. Maria Vítor, da secretaria encataram com os seus dotes. Também o Sr. Jorge se ofereceu, mas, infelizmente não lhe foi possível concretizar a sua intenção.
Apesar de tudo, tivemos contos e dramatizações vindas de todos os lados: foi o 9.º B, os pais, a BMM, o ATL, A educadora Regina Coutinho... Enfim, conseguimos que todo os meninos do pré-escplar e do 1.º ciclo assistissem a um Momento do Conto e ainda algumas turmas do 3.º ciclo e os adultos do CNO.


















Feira do Livro - Línguas e Leituras

Iniciada a 1 de Março, a Feira do Livro esteve aberta a toda a comunidade, com obras em língua portuguesa, francesa e inglesa.
Foi visitada por todos os alunos do Agrupamento acompanhados pelos professores, e por outros elementos da comunidade educativa, tendo suscitado grande interesse e adesão.

Semana da Leitura



Foi mais uma semana de momentos festivos relacionados com a leitura que tinham como objectivo principal levar a comunidade a descobrir o prazer de ler e a render-se aos encantos da leitura. Dos mais pequenos aos maiores, os alunos aderiram com alegria, como se espera nos festejos, mas também com muito civismo.
Dinamizadas, na sua maioria pela Biblioteca, mas também pelos professores de cada estabelecimento, as actividades foram variadas, contemplando todos os alunos do Agrupamento.
A participação nos eventos que tiveram lugar na escola sede apenas foi possível graças ao apoio prestado pela Câmara Municipal da Mealhada, pelo Infantário Dra. Odete Isabel e pela AD ELO.
Infelizmente, não foi possível levar a cabo o “Festival de Poesia” devido à greve da função pública que obrigou ao encerramento da escola sede.
Apesar de se terem interrompido algumas actividades lectivas, o balanço é muito positivo, pois como comentou a professora Ana Paula Rita, que dispensou os seus alunos para o encontro com a escritora Lurdes Breda e com o ilustrador André Caetano, “Experiências destas valem por uma série de aulas”.















Momento do Conto


No âmbito do PNL e do Projecto de Leitura da Biblioteca "Momento do Conto", têm sido realizadas sessões de leitura nas escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento. Estas sessões são acompanhadas de actividades de animação da leitura.

Encontro de professores bibliotecários

Nove de Fevereiro. O anfitrião foi o professor bibliotecário da Escola Secundária da Mealhada, Pedro Semedo; o local, o auditório desta escola.
Cerca de 30 professores bibliotecários orientados pela coordenadora interconcelhia, Helena Duque, trocaram experiências e aferiram procedimentos relativamente à aplicação do Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares.
Carlos Pinheiro, também coordenador interconcelhio na zona sul do país, foi convidado para falar da importância da utilização da Web 2.0 nas bibliotecas e sensibilizar os professores biblotecários para a sua utilização. Fez uma apresentação interessante e desafiante cujas linhas mestras podem ser consultadas em:

http://www.slideshare.net/ladonordeste/mealhada09022010

Catálogo on-line

O nosso catálogo faz, agora, parte do catálogo colectivo concelhio.
Depois de uma série de contrariedades que nos ultrapassaram, estamos, finalmente on-line. Isto significa que para se saber quais os documentos que temos na nossa biblioteca (material livro e não livro), basta ter acesso à Internet.
Estamos em
http://www.bm-mealhada.info/ e a partir daqui é só escolher a biblioteca do concelho que se pretende.

Chá Sem Muros

A Tertúlia

Eles vieram, os alunos que tinham respondido à pergunta de reflexão “Que Muros ainda nos dividem?”
Do 5.º C, a Filipa Gomes, a Mariana Rei, a Marina Silva e o Nuno Ferreira;
Do 5.º B, o Tiago, o André, o Diogo e o Joaquim;
Do 6.º C a Iolanda, a Inês Santos e a Jéssica;
Do 6.º A, o Bruno e o João;
Do 7.º A, a Mónica;
Do 9.º A, o José Miguel.

Outros quiseram vir, mas estiveram a preparar-se para o espectáculo de fim de período.
Estiveram também professores: os professores Carlos Antunes e Pui Leite e as professoras Isabel Dias, Celeste Leite, Margarida Cortesão, Regina Coutinho, Odete Santos e Ana Soares.

Claro que, para que tudo corresse bem, contou-se com a colaboração da D. Elvira.

Foi interessante a conversa e agradável o chá. Falou-se dos muros anteriormente apontados e, ainda, de outros de que, entretanto, nos lembrámos. E foram muitos:
Ø A Ignorância
Ø A Obesidade
Ø O Racismo
Ø A Guerra
Ø O Ódio
Ø O Egoísmo
Ø A Solidão
Ø A Escravatura
Ø A Raiva
Ø A Discriminação
Ø A Inveja
Ø A Nacionalidade
Ø A Infelicidade
Ø A Separação das famílias
Ø O Oceano
Ø O Desinteresse
Ø O Medo
Ø A Cobardia
Ø A Internet
Ø A Timidez
Ø O Muro do México
Ø O Muro da Irlanda
Ø O Muro da Palestina
Ø O Muro de Chipre


O 8.º B pediu para assistir. Esperamos que os alunos tenham recolhido matéria para reflectir.

No final os participantes receberam uma lembraça de participação: um livro, gentileza cedida pelo Europe Direct.



Miguel Torga

Pode visitar-se na Biblioteca uma nova exposição dedicada à divulgação do autor Miguel Torga, autor de uma vasta obra de narrativa, poesia e teatro, entre os quais as conhecidas obras "Os Bichos" e "Contos da Montanha".