Menu



Dia Mundial do Não Fumador

17 de Novembro - Dia Mundial do Não Fumador

Na nossa escola, assinalou-se o Dia Mundial do Não Fumador, com o objectivo de sensibilizar e alertar a comunidade educativa para os malefícios do tabaco.

Os alunos foram convidados a reflectir sobre a temática, participando em debates e explorando folhetos informativos.

A Biblioteca colaborou na iniciativa, disponibilizando o espaço para  a apresentação de um PowerPoint,  com  informação considerada de interesse:
  • História do tabaco;
  • Componentes do tabaco; substâncias tóxicas e cancerígenas;
  • Efeitos:
               - aparelho respiratório;
               - aparelho circulatório;
               - gestação (gravidez)
               - outras consequências no corpo humano
  • Fumador passivo;
  • Razões para deixar de fumar.

S. Martinho

Sobre a festa realizada no âmbito da celebração do S. Martinho,
é significativa a opinião dos nossos alunos:

. Adorei! A minha turma não ganhou o concurso, mas eu não me importei. Brinquei e convivi com os meus amigos. João Fidalgo, 5.ºA

. Eu gostei muito. O que interessa nos concursos não é ganhar, mas sim, participar. Cátia Miranda, 5.ºA

 . Foi um dia de muita partilha. Rodrigo Almeida, 6.ºC

. Foi muito bom estar com os meus amigos e com os meninos das outras turmas. Era bom que, no próximo ano, fizéssemos a mesma coisa. Mariana, 6.º C

. Penso que a celebração do S. Martinho na nossa escola foi uma festa muito interessante, com grande valor. Pudemos conviver alegremente uns com os outros. Rafael Direito, 7.º B

. Achei a actividade muito divertida e muito criativa. Foi muito engraçado trazermos objectos de casa relacionados com o S. Martinho. Iara Mourão, 7.º B

. Diverti-me imenso com os meus colegas. Ana Filipa Lima, 7.º B

. Foi uma actividade divertida, com um concurso de que gostei muito. Foi um dia diferente. Gostava que houvesse mais dias assim… Márcio Oliveira, 8.ºA

. Muitas actividades originais e divertidas. Catarina Marques, 9.ºA

. Foi um dia espectacular! Devíamos ter mais actividades como estas, para podermos conviver e conhecer-nos melhor. Soraia Pinto, 9.º A

. As actividades foram bastante interessantes e muito úteis para a interacção entre todos os alunos da escola. Cristiana Carvalho, 9.º A

. A actividade foi muito interessante e o convívio fantástico, porque houve competição saudável e divertida. Espero que se repita, porque, apesar de provavelmente não estar na escola no próximo ano, é importante que os futuros 5.º anos vivam esta experiência tão boa. Ana Neves, 9.º B

. Foi um momento interessante e divertido. Todos deram o seu melhor e usaram de criatividade na decoração da sua mesa. Adriana Martins, 9.º B

. Foi tudo muito "fixe": o convívio, a música, a comida, as castanhas e o teatro. O importante não foi ganhar o concurso, mas sim termo-nos divertido a fazer a toalha, a decorar a mesa  e a conviver. Espero que estas iniciativas se repitam! Mariana, 9.º B

. Foi muito divertido e inovador. Gostei muito de participar. As mesas estavam muito bonitas e o ambiente era de alegria. Cynthia, 9.º B

. A actividade foi muito interessante. Apesar da competição entre as turmas, todos acabámos por nos divertir. Todos de esforçaram e as toalhas estavam realmente bonitas. Inês Alves, 9.º B

. Estava tudo muito bom. As castanhas, saborosas e quentinhas! As mesas, bem decoradas e vistosas. Algumas muito originais, com frutos da época e utensílios próprios desta festa. Daniela Carvalho,
 9. º B

Celebração do S. Martinho

Dia 11 de Novembro algo de diferente aconteceu na nossa escola. Por proposta do departamento de Expressões, toda a comunidade educativa festejou o S. Martinho. Alunos, professores, funcionários, ATL e pais deram o seu melhor para que a mesa destinada a cada turma brilhasse e rivalizasse com as demais no que ao concurso de decoração dizia respeito. E o resultado foi um festival de cor e perfume. Os alunos do 9.º ano esmeraram-se na dramatização da lenda de S. Martinho. O lanche preparado com os pitéus trazidos pelos alunos e com as castanhas quentinhas, estaladiças e saborosas, permitiu uma tarde de convívio bem animada e descontraída.
Também a Biblioteca se associou a estas comemorações. Incentivados pelos professores de LP e directores de turma, alguns alunos procederam à recolha de quadras populares, lendas e provérbios alusivos ao tema, tendo produzido interessantes trabalhos que se encontram patentes em placards na Biblioteca.

MOMENTO DO CONTO


Tendo em conta a celebração do S. Martinho, nos dias 8, 9 e 10 de Novembro, os nossos alunos de 5.º e 6.º anos foram brindados com “Histórias Castanhas”, na Biblioteca. Vestindo a pele de contadoras de histórias, as professoras de EVT (Prof. Dulce, Arménia, Odete e Rita) leram contos de António Torrado e Vaz Nunes: “História da última castanha”, “História da Maria Castanha” e “O casamento do Sr. Diospiro e da Sra. Noz”. Os alunos ouviram atentamente e mostraram-se divertidos. No final, as sonoras salvas de palmas traduziram o sucesso da actividade.

NOVIDADES


O Maravilhoso Mundo do Espaço  de Andrew Fraknoi
O Maravilhoso Mundo do EspaçoQue tamanho tem a nossa galáxia? O que é um buraco negro? Pode haver vida noutros planetas? O Maravilhoso Mundo do Espaço revela as respostas a estas e outras perguntas. É um livro repleto de fotografias impressionantes de planetas, nebulosas, cometas e muito mais, acompanhadas por ilustrações de personagens da Disney e da Pixar, que ajuda as crianças a descobrir o fascínio do universo.
Concebido para satisfazer a curiosidade natural das crianças sobre o espaço, O Mundo Maravilhoso do Espaço prende facilmente os jovens leitores com a sua organização clara e formato de perguntas e respostas simples. Partindo de dúvidas correntes, cada página oferece aos leitores uma compreensão aprofundada da ciência e da maravilha da astronomia, e incutirá nos jovens o gosto de aprender.

NOVIDADES

O Segredo da Última Ceia de Javier Sierra

O Segredo da Última Ceia"O Cidadão do Século XXI observa um quadro, mas não o sabe ver." "Além da imagem, os artistas querem contar algo, as suas pinturas são como novelas gráficas" assim explicou o escritor turolense na apresentação do seu último livro - O Segredo da Última Ceia. Através de uma literatura suave e trepidante, Sierra impulsiona o leitor a descobrir os enigmas escondidos nos traços de Da Vinci, porque toda a obra de arte esconde uma leitura. Este livro versa sobre a interpretação do quadro de Leonardo Da Vinci, A Última Ceia, que num olhar menos atento escapa a quem não o souber "ler". Três anos de viagens por Itália e de exaustivos trabalhos de investigação serviram de base a uma conclusão: após ler o livro, o leitor não voltará a ver o quadro com os mesmos olhos. Esta obra sacra mais conhecida da cristandade "está cheia de anomalias" afirmou o escritor e "eu proponho um exercício de paradoxos em torno delas". Através de uma denúncia anónima sobre incongruências existentes no quadro, será na personagem do padre dominicano Augustin Leyre, enviado especial a Milão, em 1497, que o autor fará a investigação sobre as mensagens do quadro que se revelam de forma codificada. Fica o aviso, não são precisos conhecimentos prévios de arte ou história para dar início à leitura deste livro.


Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

A respeito da actividade realizada na biblioteca, que incluiu a oferta de livros aos alunos do 5.º ano, no âmbito do PNL, os comentários de alguns alunos são bem significativos:


Do 5.º B

. Adorei ouvir falar da importância dos livros. Foi muito interessante. Ana Miguel Branco
. Senti muita alegria e curiosidade, pois não sabia o livro que me ia calhar! Bruno Lucas
. Eu senti que aquilo não era só um presente, era um tesouro! David Santos
. Foi uma emoção! Um livro é como uma vida nova. Bruna Fernandes
. Eu senti que, como estamos em crise e ninguém dá nada a ninguém, o livro que nos deram é precioso. Bruno Santos
. Senti felicidade. Hoje em dia é difícil ter alguma coisa de forma gratuita. Luís Daniel
. Fiquei muito contente, porque já não recebia nada para ler há muito tempo. Beatriz Sousa
. A minha alegria nesse dia despertou: o sentir o livro novo, o seu cheiro, a sua forma, os seus desenhos...Um livro, para mim, é uma alegria e uma aventura. Luís Dias
. Foi muito inesperado. Francisco Teixeira
. Foi muita gentileza darem-nos um livro! Emanuel Dinis


 Do 5º A

. Fiquei muito contente. Acho que escolheram o livro ideal para mim. Cátia Miranda
. Já li o livro e adorei. É muito bonito e tem um título muito engraçado. Bruna Pinto
. Adorei ir à Biblioteca. Recebi um livro muito grande. É muito interessante! Ana Carina Nunes

Mês Internacional da Biblioteca escolar

Continuamos a celebrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

As bibliotecas do nosso Agrupamento têm sido animadas com actividades diversificadas, de acordo com o programa estabelecido.

Na nossa escola, com entusiasmo e espírito competitivo, os alunos do 6.º ano lançaram-se à descoberta dos cantinhos e tesouros escondidos nas estantes da biblioteca, tentando, cada grupo, chegar mais longe no cumprimento do desafio que lhe fora proposto.

Já para os alunos do 5.º ano, a visita à biblioteca foi uma aventura. Foi gratificante poder assistir ao momento da oferta de livros: rasgaram-se os sorrisos e cintilou o olhar. Os meninos e meninas inspeccionaram e afagaram o novo amigo e logo ali iniciaram a viagem da descoberta dos seus segredos.

MIBE

Programa do MIBE
Durante o mês de Outubro _ mês dedicado às Bibliotecas Escolares _ foram várias as actividades que aconteceram no Agrupamento de Escolas da Mealhada.

Dia Mundial da Alimentação



No passado dia 15, ninguém ficou de fora da comemoração. Com o objectivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável e dos benefícios do consumo de fruta, foram distribuídas, durante o dia, peças variadas de fruta a todos os alunos. Visando a diversificação das actividades, foram passados diapositivos e apresentações em PowerPoint na sala dos alunos e Biblioteca. As animadoras responsáveis pelo ATL colaboraram activamente com a iniciativa, distribuindo pequenas ofertas em forma de fruta, com mensagens alusivas a uma alimentação racional.
Os professores também não foram esquecidos.
No intervalo grande da  manhã, foram mimados com um pequeno-almoço inesperado, colorido e aromático: fruta diversa, descascada e partida, prontinha a aconchegar o estômago.
Foi uma animação e soube tão bem!!!

Dia Mundial da alimentação


Vai realizar-se amanhã uma feira da alimentação promovida pela Escola Básica de Barcouço, em pareceria com os encarregados de educação.
Pais, alunos e professoras têm estado entusiasmados a preparar o evento para assinalar o Dia Mundial da Alimentação e contam com a presença de toda a comunidade.
Na EB 2,3 da Pampilhosa, entre outras actividades promovidas pelo grupo de Ciências, vai passar, em contínuo, na Biblioteca, uma apresentação em PowerPoint sobre a alimentação.

Celebração do Centenário da República


A República Portuguesa faz 100 anos no próximo dia 5 de Outubro. Para assinalar este acontecimento que marcou a nossa Nação, as BE conceberam, em colaboração com o Grupo de História de todo o novo Agrupamento de Escolas, um marcador. Na EB 2,3 da Pampilhosa, será distribuído no bar, amanhã dia 4, no intervalo das 10h30, pelos alunos do 6.º ano que entoarão o Hino Nacional.


Para saber mais sobre esta efeméride, consultar:
http://www.centenariorepublica.pt/

Recepção aos alunos do 5.º ano


Na abertura do ano lectivo os alunos do 5.º ano foram acolhidos na Biblioteca pela professora bibliotecária. Receberam um Guia do Utilizador, tendo-lhes sido explicado o funcionamento dos diferentes espaços e como poderiam tirar partido da sua utilização. A acompanhar as crianças estavam também os pais ou encarregados de educação que, espera-se, ajudem a motivar os seus educandos para a utilização da biblioteca que agora conheceram.

NOVIDADES


Crepúsculo, Lua Nova e Amanhecer de Stephenie Meyer

A respeito de três aspectos, eu estava absolutamente segura. Em primeiro lugar, Edward era um vampiro. Em segundo lugar, uma parte dele - e eu não sabia qual era o poder dessa parte - ansiava pelo meu sangue. Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.

Legiões de leitores, arrebatados por Crepúsculo, best-seller de New York Times, estão ansiosos pela continuação da história dos amantes perseguidos pela má sorte, Bella e Edward. Em Lua Nova, Stephenie Meyer assina outra irresistível combinação de romance e suspense com um toque sobrenatural. Apaixonante, fascinante e cheia de surpreendentes reviravoltas, esta saga amorosa de vampiros caminha a passos largos para a imortalidade literária.
Espantoso e capaz de cortar a respiração, Amanhecer é o final anunciado da Saga Luz e Escuridão, onde se desvendam os segredos e mistérios deste romance épico fascinante, que arrebatou milhões de leitores.

Exposição na Biblioteca

Encontram-se expostos na Biblioteca diversos trabalhos realizados pelos alunos das turmas 5ºA, 5ºB e 6ºC nas aulas de Área de Projecto.