Menu



Comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos -

Dando cumprimento ao Plano Anual de Actividades, o Departamento de História e Ciências Sociais e Humanas comemorou, na nossa escola, a Declaração dos Direitos Humanos, com uma iniciativa bem significativa e original. Coube às diferentes turmas pesquisar e fazer a biografia de uma personalidade que se tenha destacado na defesa dos Direitos Humanos (Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela...). Os textos elaborados, acompanhados das respectivas fotos, foram estampados em T-shirts, cuja venda reverterá a favor das crianças internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra. Também o ATL colaborou, executando bonecos coloridos de pano, cada um transportando a mensagem alusiva a um Direito Humano. O empenho das alunas na sua venda tem tido um enorme sucesso, já que os bonecos circulam por toda a parte.
Também algumas estruturas da Escola foram chamadas a dar o seu contributo: foram distribuídos bonecos de cartolina de tamanho razoável, a fim de neles ser inscrito um artigo constante da Carta dos Direitos Humanos. A decoração ficou à imaginação de cada um. Deu muito gozo à equipa da BE cuidar do seu "menino". Os trabalhos ficaram bem interessantes. Podemos encontrá-los à entrada da escola,  a "atapetar" o chão.

Feira do livro de Natal

CONVITE

No Natal ofereça livros. Aproveite os descontos da Feira do Livro de Natal na E.B. 2,3 da Pampilhosa.
Visite-nos na Biblioteca!



Os Livros

Temos a sorte de ter, na nossa escola, uma biblioteca recheada de uma grande variedade de livros, livros de todos os feitios, para todas as idades, livros para leitura autónoma, seja recreativa ou para investigação e estudo.
Ler bem e desenvolver o hábito é um prazer que deve ser cultivado. O percurso para adquirir esse hábito pode ser um processo partilhado, num encontro entre grandes e pequenos. Pais e filhos, avós e netos, para todos há espaço no mundo das letras e dos livros.
Vem requisitar um livro e partilha-o com a tua família.
    
Reflexões sobre a LEITURA

. Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.
Charles W. Elliot (Boston-Estados Unidos 1834-1926)

. Sempre que se conta um conto de fadas, a noite vem.
Clarissa Pinkola Estés (Indiana-Estados Unidos, n.1943)

.  Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come.
Victor Hugo (Besançon-França 1802-1885 Paris-França)

. A leitura engrandece a alma.
Voltaire, pseudónimo de François-Marie Arouet (Paris-1694-1778 Paris)

. Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.
David Thoreau (Concord-Estados Unidos 1817-1862 Concord-Estados Unidos)

Dia Mundial do Não Fumador

17 de Novembro - Dia Mundial do Não Fumador

Na nossa escola, assinalou-se o Dia Mundial do Não Fumador, com o objectivo de sensibilizar e alertar a comunidade educativa para os malefícios do tabaco.

Os alunos foram convidados a reflectir sobre a temática, participando em debates e explorando folhetos informativos.

A Biblioteca colaborou na iniciativa, disponibilizando o espaço para  a apresentação de um PowerPoint,  com  informação considerada de interesse:
  • História do tabaco;
  • Componentes do tabaco; substâncias tóxicas e cancerígenas;
  • Efeitos:
               - aparelho respiratório;
               - aparelho circulatório;
               - gestação (gravidez)
               - outras consequências no corpo humano
  • Fumador passivo;
  • Razões para deixar de fumar.

S. Martinho

Sobre a festa realizada no âmbito da celebração do S. Martinho,
é significativa a opinião dos nossos alunos:

. Adorei! A minha turma não ganhou o concurso, mas eu não me importei. Brinquei e convivi com os meus amigos. João Fidalgo, 5.ºA

. Eu gostei muito. O que interessa nos concursos não é ganhar, mas sim, participar. Cátia Miranda, 5.ºA

 . Foi um dia de muita partilha. Rodrigo Almeida, 6.ºC

. Foi muito bom estar com os meus amigos e com os meninos das outras turmas. Era bom que, no próximo ano, fizéssemos a mesma coisa. Mariana, 6.º C

. Penso que a celebração do S. Martinho na nossa escola foi uma festa muito interessante, com grande valor. Pudemos conviver alegremente uns com os outros. Rafael Direito, 7.º B

. Achei a actividade muito divertida e muito criativa. Foi muito engraçado trazermos objectos de casa relacionados com o S. Martinho. Iara Mourão, 7.º B

. Diverti-me imenso com os meus colegas. Ana Filipa Lima, 7.º B

. Foi uma actividade divertida, com um concurso de que gostei muito. Foi um dia diferente. Gostava que houvesse mais dias assim… Márcio Oliveira, 8.ºA

. Muitas actividades originais e divertidas. Catarina Marques, 9.ºA

. Foi um dia espectacular! Devíamos ter mais actividades como estas, para podermos conviver e conhecer-nos melhor. Soraia Pinto, 9.º A

. As actividades foram bastante interessantes e muito úteis para a interacção entre todos os alunos da escola. Cristiana Carvalho, 9.º A

. A actividade foi muito interessante e o convívio fantástico, porque houve competição saudável e divertida. Espero que se repita, porque, apesar de provavelmente não estar na escola no próximo ano, é importante que os futuros 5.º anos vivam esta experiência tão boa. Ana Neves, 9.º B

. Foi um momento interessante e divertido. Todos deram o seu melhor e usaram de criatividade na decoração da sua mesa. Adriana Martins, 9.º B

. Foi tudo muito "fixe": o convívio, a música, a comida, as castanhas e o teatro. O importante não foi ganhar o concurso, mas sim termo-nos divertido a fazer a toalha, a decorar a mesa  e a conviver. Espero que estas iniciativas se repitam! Mariana, 9.º B

. Foi muito divertido e inovador. Gostei muito de participar. As mesas estavam muito bonitas e o ambiente era de alegria. Cynthia, 9.º B

. A actividade foi muito interessante. Apesar da competição entre as turmas, todos acabámos por nos divertir. Todos de esforçaram e as toalhas estavam realmente bonitas. Inês Alves, 9.º B

. Estava tudo muito bom. As castanhas, saborosas e quentinhas! As mesas, bem decoradas e vistosas. Algumas muito originais, com frutos da época e utensílios próprios desta festa. Daniela Carvalho,
 9. º B

Celebração do S. Martinho

Dia 11 de Novembro algo de diferente aconteceu na nossa escola. Por proposta do departamento de Expressões, toda a comunidade educativa festejou o S. Martinho. Alunos, professores, funcionários, ATL e pais deram o seu melhor para que a mesa destinada a cada turma brilhasse e rivalizasse com as demais no que ao concurso de decoração dizia respeito. E o resultado foi um festival de cor e perfume. Os alunos do 9.º ano esmeraram-se na dramatização da lenda de S. Martinho. O lanche preparado com os pitéus trazidos pelos alunos e com as castanhas quentinhas, estaladiças e saborosas, permitiu uma tarde de convívio bem animada e descontraída.
Também a Biblioteca se associou a estas comemorações. Incentivados pelos professores de LP e directores de turma, alguns alunos procederam à recolha de quadras populares, lendas e provérbios alusivos ao tema, tendo produzido interessantes trabalhos que se encontram patentes em placards na Biblioteca.

MOMENTO DO CONTO


Tendo em conta a celebração do S. Martinho, nos dias 8, 9 e 10 de Novembro, os nossos alunos de 5.º e 6.º anos foram brindados com “Histórias Castanhas”, na Biblioteca. Vestindo a pele de contadoras de histórias, as professoras de EVT (Prof. Dulce, Arménia, Odete e Rita) leram contos de António Torrado e Vaz Nunes: “História da última castanha”, “História da Maria Castanha” e “O casamento do Sr. Diospiro e da Sra. Noz”. Os alunos ouviram atentamente e mostraram-se divertidos. No final, as sonoras salvas de palmas traduziram o sucesso da actividade.

NOVIDADES


O Maravilhoso Mundo do Espaço  de Andrew Fraknoi
O Maravilhoso Mundo do EspaçoQue tamanho tem a nossa galáxia? O que é um buraco negro? Pode haver vida noutros planetas? O Maravilhoso Mundo do Espaço revela as respostas a estas e outras perguntas. É um livro repleto de fotografias impressionantes de planetas, nebulosas, cometas e muito mais, acompanhadas por ilustrações de personagens da Disney e da Pixar, que ajuda as crianças a descobrir o fascínio do universo.
Concebido para satisfazer a curiosidade natural das crianças sobre o espaço, O Mundo Maravilhoso do Espaço prende facilmente os jovens leitores com a sua organização clara e formato de perguntas e respostas simples. Partindo de dúvidas correntes, cada página oferece aos leitores uma compreensão aprofundada da ciência e da maravilha da astronomia, e incutirá nos jovens o gosto de aprender.

NOVIDADES

O Segredo da Última Ceia de Javier Sierra

O Segredo da Última Ceia"O Cidadão do Século XXI observa um quadro, mas não o sabe ver." "Além da imagem, os artistas querem contar algo, as suas pinturas são como novelas gráficas" assim explicou o escritor turolense na apresentação do seu último livro - O Segredo da Última Ceia. Através de uma literatura suave e trepidante, Sierra impulsiona o leitor a descobrir os enigmas escondidos nos traços de Da Vinci, porque toda a obra de arte esconde uma leitura. Este livro versa sobre a interpretação do quadro de Leonardo Da Vinci, A Última Ceia, que num olhar menos atento escapa a quem não o souber "ler". Três anos de viagens por Itália e de exaustivos trabalhos de investigação serviram de base a uma conclusão: após ler o livro, o leitor não voltará a ver o quadro com os mesmos olhos. Esta obra sacra mais conhecida da cristandade "está cheia de anomalias" afirmou o escritor e "eu proponho um exercício de paradoxos em torno delas". Através de uma denúncia anónima sobre incongruências existentes no quadro, será na personagem do padre dominicano Augustin Leyre, enviado especial a Milão, em 1497, que o autor fará a investigação sobre as mensagens do quadro que se revelam de forma codificada. Fica o aviso, não são precisos conhecimentos prévios de arte ou história para dar início à leitura deste livro.


Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

A respeito da actividade realizada na biblioteca, que incluiu a oferta de livros aos alunos do 5.º ano, no âmbito do PNL, os comentários de alguns alunos são bem significativos:


Do 5.º B

. Adorei ouvir falar da importância dos livros. Foi muito interessante. Ana Miguel Branco
. Senti muita alegria e curiosidade, pois não sabia o livro que me ia calhar! Bruno Lucas
. Eu senti que aquilo não era só um presente, era um tesouro! David Santos
. Foi uma emoção! Um livro é como uma vida nova. Bruna Fernandes
. Eu senti que, como estamos em crise e ninguém dá nada a ninguém, o livro que nos deram é precioso. Bruno Santos
. Senti felicidade. Hoje em dia é difícil ter alguma coisa de forma gratuita. Luís Daniel
. Fiquei muito contente, porque já não recebia nada para ler há muito tempo. Beatriz Sousa
. A minha alegria nesse dia despertou: o sentir o livro novo, o seu cheiro, a sua forma, os seus desenhos...Um livro, para mim, é uma alegria e uma aventura. Luís Dias
. Foi muito inesperado. Francisco Teixeira
. Foi muita gentileza darem-nos um livro! Emanuel Dinis


 Do 5º A

. Fiquei muito contente. Acho que escolheram o livro ideal para mim. Cátia Miranda
. Já li o livro e adorei. É muito bonito e tem um título muito engraçado. Bruna Pinto
. Adorei ir à Biblioteca. Recebi um livro muito grande. É muito interessante! Ana Carina Nunes

Mês Internacional da Biblioteca escolar

Continuamos a celebrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

As bibliotecas do nosso Agrupamento têm sido animadas com actividades diversificadas, de acordo com o programa estabelecido.

Na nossa escola, com entusiasmo e espírito competitivo, os alunos do 6.º ano lançaram-se à descoberta dos cantinhos e tesouros escondidos nas estantes da biblioteca, tentando, cada grupo, chegar mais longe no cumprimento do desafio que lhe fora proposto.

Já para os alunos do 5.º ano, a visita à biblioteca foi uma aventura. Foi gratificante poder assistir ao momento da oferta de livros: rasgaram-se os sorrisos e cintilou o olhar. Os meninos e meninas inspeccionaram e afagaram o novo amigo e logo ali iniciaram a viagem da descoberta dos seus segredos.

MIBE

Programa do MIBE
Durante o mês de Outubro _ mês dedicado às Bibliotecas Escolares _ foram várias as actividades que aconteceram no Agrupamento de Escolas da Mealhada.

Dia Mundial da Alimentação



No passado dia 15, ninguém ficou de fora da comemoração. Com o objectivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável e dos benefícios do consumo de fruta, foram distribuídas, durante o dia, peças variadas de fruta a todos os alunos. Visando a diversificação das actividades, foram passados diapositivos e apresentações em PowerPoint na sala dos alunos e Biblioteca. As animadoras responsáveis pelo ATL colaboraram activamente com a iniciativa, distribuindo pequenas ofertas em forma de fruta, com mensagens alusivas a uma alimentação racional.
Os professores também não foram esquecidos.
No intervalo grande da  manhã, foram mimados com um pequeno-almoço inesperado, colorido e aromático: fruta diversa, descascada e partida, prontinha a aconchegar o estômago.
Foi uma animação e soube tão bem!!!

Dia Mundial da alimentação


Vai realizar-se amanhã uma feira da alimentação promovida pela Escola Básica de Barcouço, em pareceria com os encarregados de educação.
Pais, alunos e professoras têm estado entusiasmados a preparar o evento para assinalar o Dia Mundial da Alimentação e contam com a presença de toda a comunidade.
Na EB 2,3 da Pampilhosa, entre outras actividades promovidas pelo grupo de Ciências, vai passar, em contínuo, na Biblioteca, uma apresentação em PowerPoint sobre a alimentação.

Celebração do Centenário da República


A República Portuguesa faz 100 anos no próximo dia 5 de Outubro. Para assinalar este acontecimento que marcou a nossa Nação, as BE conceberam, em colaboração com o Grupo de História de todo o novo Agrupamento de Escolas, um marcador. Na EB 2,3 da Pampilhosa, será distribuído no bar, amanhã dia 4, no intervalo das 10h30, pelos alunos do 6.º ano que entoarão o Hino Nacional.


Para saber mais sobre esta efeméride, consultar:
http://www.centenariorepublica.pt/