Bibliopartilhas: Decálogo para a ciberconvivência positiva contra a...
Bibliopartilhas: Decálogo para a ciberconvivência positiva contra a...: Para as semanas que se aproximam - 10 a 10 e 28 de Fevereiro de 2014 - “ Juntos vamos criar uma Internet melhor ” " Na sequência...
10.º Aniversário do Facebook
No dia do 10.º aniversário do Facebook, a questão da segurança na internet é, mais uma vez, levantada.
O melhor é, sem dúvida, estar informado.
Miúdos Seguros na Net é uma publicação online gratuita; é só subscrever, indicando o endereço de email no canto superior esquerdo.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Segurança - Uma visão histórica
Uma publicação de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que realça a importância das seguradoras e a sua evolução ao longo dos tempos.
O risco espreita, mais vale jogar pelo seguro
Temos um conjunto destes livros na nossa biblioteca para exploração em sala de aula. Existe também esta brochura com sugestões de exploração.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
CONVITE: Feira do Livro de Natal
No Natal, ofereça livros. Aproveite os descontos da Feira do
Livro de Natal na E.B. n.º 2 da Pampilhosa.
Visite-nos na Biblioteca!
A Feira é realizada em colaboração com José de Almeida Gomes & Filhos, Lda. e tem descontos muito simpáticos. Os títulos foram alvo de uma seleção criteriosa, havendo propostas para todas as faixas etárias e gostos.
A Feira de Natal vai decorrer de 9 a 17 de dezembro e tem como objetivo orientar a gestão das economias de cada um no sentido da aquisição de livros como presentes de Natal, promovendo, assim, a leitura na nossa comunidade.
A Feira é realizada em colaboração com José de Almeida Gomes & Filhos, Lda. e tem descontos muito simpáticos. Os títulos foram alvo de uma seleção criteriosa, havendo propostas para todas as faixas etárias e gostos.
A Feira de Natal vai decorrer de 9 a 17 de dezembro e tem como objetivo orientar a gestão das economias de cada um no sentido da aquisição de livros como presentes de Natal, promovendo, assim, a leitura na nossa comunidade.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
MIBE: a opinião dos alunos
DO 5.º C
"É uma atividade para aprender e realizar com os colegas." Bruno Henrique Bacelar
"Porque nos ajuda a conhecer várias partes da biblioteca, ou
até mesmo todas." Bruno Joel
"Porque fazemos trabalhos em equipa e descobrimos onde estão
os livros da biblioteca." Simão Carvalho
"Porque foi muito divertido e a biblioteca é para todos nós." Eva Gomes
"Porque nos ajuda a ser mais rápidos e também ajuda a
procurar." Beatriz Sousa
"Porque aprendemos a procurar os livros de que precisamos." Maria João
"Porque assim nós sabemos onde é o sítio de cada livro." Ana Rita Silva
"Sim, é interessante, porque tivemos de procurar, ler,
escrever e aprender, também porque este espaço é divertido." André Moreira
Celeste Leite, professora da equipa da BE
MIBE: a opinião dos alunos
Do 5.º B
"Sim, foi interessante e útil porque é uma forma de aprender." Maria
"Sim, porque esta atividade nos fez conhecer novos livros,
enciclopédias … e porque a fizemos em grupo e nos divertimos." Gil
"Sim, porque melhorámos o nosso conhecimento sobre os livros e a biblioteca." Rafael
"Sim, porque melhorámos o nosso conhecimento sobre os livros e a biblioteca." Rafael
"Sim, porque eu aprendo como procurar numa biblioteca. E foi muito
divertido." Ana Miguel
"Sim, porque é importante sabermos a organização de uma
biblioteca, para quando lá formos nos orientarmos." Inês"Sim, porque acho uma maneira divertida de nos abrir o caminho para os estudos." Joana Inácio
"Sim, porque esta atividade me fez conhecer melhor a minha biblioteca e como trabalhar." João Seixas
Celeste Leite, professora da equipa da BE
MIBE: a opinião dos alunos
Após a visita dos alunos à Biblioteca, durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, onde realizaram atividades que os ajudaram a descobrir as potencialidades e organização deste espaço, foi-lhes perguntado se acharam essas atividades úteis e interessantes. Todas as respostas foram positivas. Publicamos aqui algumas delas.
Do 5.º A:
"Sim. porque é muito divertido e engraçado fazer atividades como esta e também é a melhor forma de passar o tempo." Rodrigo Carvalho
"Sim, porque andámos a procurar livros muito importantes e foi divertido." Francisco
"Sim, achei útil e interessante, porque com esta atividade ficámos a conhecer todos os acntinhos da Biblioteca." Marta
"Achei fantástica, porque fiquei a conhecer melhor a biblioteca e pude explorá-la melhor. Agora sei tudo sobre a Biblioteca. Foi uma experiência inesquecível." Ana Catarina
"Sim, porque é divertido fazer concursos e também nos ajuda a conhecer melhor a Biblioteca." Mariana
Do 5.º A:
"Sim. porque é muito divertido e engraçado fazer atividades como esta e também é a melhor forma de passar o tempo." Rodrigo Carvalho
"Sim, porque andámos a procurar livros muito importantes e foi divertido." Francisco
"Sim, achei útil e interessante, porque com esta atividade ficámos a conhecer todos os acntinhos da Biblioteca." Marta
"Achei fantástica, porque fiquei a conhecer melhor a biblioteca e pude explorá-la melhor. Agora sei tudo sobre a Biblioteca. Foi uma experiência inesquecível." Ana Catarina
"Sim, porque é divertido fazer concursos e também nos ajuda a conhecer melhor a Biblioteca." Mariana
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi assinalado na nossa Biblioteca de diversas formas.
Publicamos alguns testemunhos da celebração da efeméride.
![]() |
| Algumas das sugestões de leitura |
Le Bleuet International - Cerimónia de entrega de diplomas e medalhas
Os alunos premiados no concurso internacional de poesia Le Bleuet International receberam as
respetivas medalhas na cerimónia de
entrega dos diplomas de Mérito e de Excelência aos alunos do Agrupamento de
Escolas da Mealhada.
A organização e apresentação da cerimónia, abrilhantada por
momentos de espetáculo proporcionados por alguns alunos, estiveram a cargo da
Adjunta do Diretor, Guida Lacerda.
Os diplomas de Mérito e de Excelência foram entregues pelo
Excelentíssimo Diretor do Agrupamento, Dr. Fernando Trindade. Por sua vez, os
alunos premiados no concurso de poesia receberam as medalhas das mãos do
Excelentíssimo Presidente da Associação Le
Bleuet International, Dr. José Machado Lopes, coadjuvado pela
Vice-presidente, Dra. Noémia Machado Lopes. Na sua intervenção, o Presidente da Associação mencionou a
importância da poesia, tendo louvado a participação honrosa dos concorrentes.
Com o patrocínio da Rede de Bibliotecas Escolares e da
Editora Raiz foi ainda possível oferecer um prémio a cada concorrente.
Devemos salientar que estes prémios se devem também ao
intenso trabalho desenvolvido por diversos professores do Agrupamento que
estimularam e orientaram os seus alunos, sem os quais não seria possível que a
atividade fosse realizada e os resultados obtidos.
A todos, alunos, professores e outros agentes da educação, o nosso reconhecimento.
A todos, alunos, professores e outros agentes da educação, o nosso reconhecimento.
Poemas do Bleuet International
Água fresquinha
Ó água que
és
fresca e
transparente
que matas
a sede
a muita
gente.
Em ti
habitam
tantas
criaturas
belas e
muito puras.
O homem
nem sabe
o mal que
te faz.
Com a
poluição
tudo o que
te traz!
Qualquer
dia quero
água
potável para beber,
lençóis de
água contaminados
e eu sem
saber do que fazer!
André Samuel
Martins
|
Eau qui es
fraîche et transparente qui tues la soif a tant de gens. En toi habitent de nombreuses créatures belles et très pures. L'homme ne sait pas le mal qu’il te fait. La pollution t’apporte tout! Un jour, je veux l'eau potable eaux souterraines contaminées et je ne sais pas quoi faire!
André
Martins
|
Eau qui es
fraîche et transparente qui tues la soif a tant de gens. En toi habitent de nombreuses créatures belles et très pures. L'homme ne sait pas le mal qu’il te fait. La pollution t’apporte tout! Un jour, je veux l'eau potable eaux souterraines contaminées et je ne sais pas quoi faire!
André
Martins
|
Une petite
goutte d'eau
se met en voyage, par ses trois états se poursuit sans arrêt
sans
faire dommage.
Une journée ensoleillée la goutte a évaporé. Elle était si heureuse qui n'a jamais cessé. Une journée froide la goutte a solidifié. Elle était si heureuse qui n'a jamais pleuré. Une journée pluvieuse La goutte est comme elle voulait Elle était si heureuse… Il semblait même magie…. Elle a fait un long voyage, cette petite goutte d'eau Trois états a traversé, mais à sa forme elle a retourné.
André Moreira
|
Poemas do Bleuet International
O canto do mar encanta-me
Debaixo das suas águas claras
os peixes cantam
Que o sol da sua luz aquece
E torna as peles claras
radiantes
Mas o mar canta com desilusão
Diz que os homens o sujam
Suas águas , azuis já não são
Sua espuma está cheia de
lixão
Peixes, caranguejos e
gaivotas estão em alerta
O petróleo parece invadir o
planeta
À poluição tem que se dizer:
pára!
Que toda a criação esteja em festa.
Clarice
Angèle Anaïs da Costa
Le
chant de la mer m’enchante
Sous
ses eaux claires les poissons chantent
Que
le soleil de sa lumière réchauffante
Rend
les peaux claires rayonnantes
Mais
la mer chante déçue
Elle
dit que les hommes la polluent
Ses
eaux , bleues ne sont plus
Son
écume est pleine de détritus
Poissons,
crabes et mouettes sont en alerte
Le
pétrole semble envahir la planète
À
la pollution il faut dire : arrête !
Que toute la création soit en fête.
Clarice Angèle Anaïs da Costa
Água e Ambiente
Ambiente é tudo
Tudo o que nos rodeia
É a nossa casa,
O nosso maior bem.
Por isso, dele devemos cuidar
Mantê-lo limpo e asseado
Colocando o lixo no sítio
indicado.
A reciclar transformamos o velho
em novo
Reduzimos e reutilizamos,
Preservando o querido ambiente
que nós amamos.
A água é um bem precioso
Sem o qual não conseguimos
sobreviver
Assim diremos não à poluição
Para termos água pura para beber!
E não a desperdiçar
É uma atitude que devemos tomar.
Com o solo poluído
Não teremos alimentos saudáveis
para comer
E assim não conseguiremos viver!
Cuidar do ambiente em que vivemos
É responsabilidade de cada um de
nós
Para garantir a nossa saúde
Atitudes de respeito e
preservação devemos ter
Para termos um planeta melhor
Parar a poluição é o que se deve
fazer!
Rafaela
Mortágua
L’eau et
l’environnement
Environnement, c'est tout
Tout ce qui nous entoure
C'est notre maison
Notre plus grand richesse.
Par conséquent, nous devons prendre soin
de lui
Gardez-le propre et soigné
Mettre le corbeille au bon endroit.
Transformer l'ancien au nouveau avec le
recyclage
Nous
réduirons et réutilisons.
Préserver l'environnement que nous aimons.
L'eau est une denrée précieuse
Sans laquelle nous ne pourrions survivre
Donc, nous allons dire non à la pollution
Pour avoir de l'eau pur à boire!
Et ne pas gaspiller
C'est une attitude que nous devons
prendre.
Avec les sols pollués
Nous n'aurons pas à manger des aliments
sains
Et si nous ne pouvons pas vivre!
Protéger de l'environnement dans lequel
nous vivons
Il est de la responsabilité de chacun de
nous
Pour assurer notre santé
Des attitudes de respect et de
préservation doivent avoir
Pour avoir une meilleure planète
La pollution de l'arrêt est ce que vous
devriez faire!
Rafaela
Mortágua
A Água, Amante do Ambiente
Ambiente é a vida,
Natureza e humanos abraçam-se,
Em direção à harmonia,
Eles detestam as ameaças.
O ar puro respirar,
Oh! Que prazer!
A natureza preservar,
Não destruí-la.
Água fresca e transparente,
Amante da vida,
Em forma de chuva,
Neve ou gelado apetitoso,
Tanto que amam as plantas!
Beatriz Rodrigues
Cortesão
L'Eau, Maitresse de L'Environnement
Environnement
c’est la vie,
Nature
et humains s’embrassent,
Vers
l’harmonie,
Ils
détestent les menaces.
L’air
pure respirer,
Oh !
Quel plaisir !
La
nature préserver,
Ne pas
la détruire.
Eau
fraiche et transparente
Maitresse
de la vie,
En forme
de pluie,
Neige ou
glace appétissante,
Tant que
l’aiment les plantes !
Beatriz Rodrigues Cortesão
Oh, água
Tão simples
E tão sábia
Quantas vidas criaste
No leito do teu saber?
Em quantas almas tocaste
No gesto de te beber?
Oh, água
Do mar, uma lágrima
Do céu, uma dádiva
Poderosa, fogosa
Mal de quem te subestimar
Está nas minhas mãos
O poder de te renovar
De te proteger
Sem ti, não podia viver
Por ti,
Mil fogos combatidos,
Mil rios percorridos
Em mil mares
Mostraste a tua força
Mares esses, que não serão ouvidos
A menos que te proteja
Se assim é a tua vontade, assim seja.
L’eau (Tradução incompleta)
Oh, l’eau
Si simple
Et si savante
Combien de vies as-tu crées
Dans le berceau de ta science?
Et combien d’âmes as-tu atteintes
Dans le geste de te boire
Oh, l’eau
De la mer, une larme
Du ciel, un don
Puissante, …
Mal d’entre vous qui te sous-estime
…….
Le pouvoir de te …..
De te proteger
Sans toi, je ne pourrais pas survivre
Pour toi,
Milles feux éteints
Milles rivières parcourrues
En milles mers
Tu as démontré ta force
Ces mers, qui ne sont pas écoutés
………..
Si tu le veux , tu…..
José Rui Carvalho
Jorge Lindo
Ouro e Prata para alunos poetas
André Moreira, Bruno Lourenço, André Martins, Rafaela
Mortágua, Clarice Angèle Costa, José Rui Carvalho, Beatriz Cortesão e Jorge
Lindo.
Estes foram os alunos apurados,
entre outros concorrentes do Agrupamento de Escolas da Mealhada, para
participarem no concurso internacional de poesia Le Bleuet Internacional Section Jeunesse ESPOIR" (de 7 ans à 18
ans).
O concurso, que decorreu no ano
letivo de 2012-2013, foi promovido pela associação Le Bleuet Internacional com sede em Essars, na região Pas-de-Calais,
França. Foi através do seu presidente em Portugal, Dr. José Machado Lopes, e da
vice-presidente da associação e também professora bibliotecária do Agrupamento
de Escolas de Anadia, Dra. Noémia Machado Lopes, que a coordenadora das
Bibliotecas Escolares, Dra. Maria Celeste Leite, teve conhecimento deste
desafio. O concurso consistia na criação de um poema em língua portuguesa (posteriormente traduzido para francês)
subordinado ao tema Água e Ambiente.
A divulgação foi feita pelas Bibliotecas Escolares com o apoio das professoras
Elisabete Pimentel, Margarida Cortesão e Isabel Dias que colaboraram ainda quer
a nível de motivação dos alunos, quer na criação ou na tradução dos poemas,
contribuindo, assim, para uma participação efetiva e de qualidade dos
concorrentes.
As Bibliotecas Escolares do
Agrupamento congratulam-se com o facto de todos os trabalhos selecionados na
1.ª fase, a nível de Agrupamento, e enviados para a Associação Le Bleuet
International em Essars terem sido premiados com medalhas de ouro ou de prata por esta Associação.
Os prémios serão entregues em
cerimónia pública que terá lugar no próximo dia 28 de setembro de 2013, pelas
16h00, no Teatro Messias desta cidade.
Agrupamento de Escolas da Mealhada
|
||||||
Le Bleuet International
|
||||||
Concurso de Poesia
|
||||||
| Presidente fundador da Associação em Essars: Alain Debarge | ||||||
| Presidente em Portugal: Dr. José Machado Lopes | ||||||
| Vice-presidente em Portugal: Dra. Noémia Machado Lopes | ||||||
Alunos premiados
|
||||||
Nome
|
Idade
|
Escola
|
Turma
|
Nome do Poema
|
||
| Medalha de Ouro | Rafaela Mortágua | 15 anos | EB n.º2 Pampilhosa | 9.º A | Água e Ambiente | L’eau et l’environnement |
| André Moreira | 10 anos | CE Pampilhosa | 4.º C | A Gota de Água | La Goutte d'Eau | |
| Bruno Lourenço | 10 anos | CE Pampilhosa | 4.º C | |||
| André Martins | 10 anos | CE Pampilhosa | 4.º C | Água Fresquinha | L´ Eau Glacée | |
| Medalha de Prata | Clarice Costa | 10 anos | EB n.º2 Pampilhosa | 5.º C | O Canto do Mar | Le Chant de la Mer |
| José Rui Carvalho | 14 anos | EB n.º2 Pampilhosa | 9.º B | A Água | L´ Eau | |
| Beatriz Cortesão | 14 anos | EB n.º2 Pampilhosa | 9.º A | A Água, Amante do Ambiente | L´ Eau, Maîtresse de l´Environnement | |
| Jorge Lindo | 14 anos | EB n.º2 Pampilhosa | 9.º A | Carta à Mãe Natureza | Lettre à la Dame Nature | |
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Subscrever:
Mensagens (Atom)










