Miguel Midões veio, a convite da BE, apresentar a sua obra Filigrana e o consílio dos gatos, aos alunos do 5.º ano. Um encontro que não deixou os alunos indiferentes.
Literacia Financeira
A biblioteca escolar promoveu uma sessão de sensibilização sobre “Literacia Financeira”, com a colaboração da Caixa Geral de Depósitos, destinada aos alunos do 9.º ano.
O dinamizador convidado alertou os presentes para a necessidade da gestão inteligente da sua mesada, e deu dicas úteis aos jovens, com o propósito de os estimular, desde já, a fazer poupanças. Sensibilizou para uma atuação no sentido de futuramente prevenirem situações de sobreendividamento.
Alunos e professores acompanhantes colocaram questões e os esclarecimentos prestados contribuíram, sem dúvida, para a pertinência e o sucesso desta iniciativa.
| No final da sessão, a Professora Bibliotecária oferece uma lembrança simbólica
Ascensão Peixoto, professora colaborante da BE
|
Feira do Livro
A Feira do Livro desafiou os bolsos dos visitantes, com preços convidativos de obras diversificadas em português e em línguas estrangeiras.
Apesar das atuais dificuldades financeiras constatou-se que o nosso público continua a investir na cultura, tendo adquirido um razoável número de obras.
Consideramos, pois, que vale a pena apostar neste tipo de iniciativas, que aproxima livros e leitores.
Veja fotografias da Feira do Livro na Biblioteca da EB n.º 2 da Pampilhosa.
Veja fotografias da Feira do Livro na Biblioteca da EB n.º 2 da Pampilhosa.
Semana da Leitura - entrega de prémios
A Semana da Leitura decorreu dinâmica e colorida.
As atividades iniciaram-se com um Momento Musical, dinamizado na Biblioteca pelos alunos do 5.º A. Este momento animou a entrega de diplomas a todos os participantes no concurso Bibliopaper que tinha sido realizado em outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
![]() |
| Entrega de diploma a aluno do 5.º C |
![]() |
| Entrega de diplomas aos alunos do 5.º B |
![]() |
| Alunos do 5.º A exibem diplomas e prémios |
Ascensão Peixoto, professora colaborante da BE
Celebração St. Patrick’s Day
O dia de S. Patrício (St. Patrick’s Day) foi comemorado pelas turmas do 6.º ano, no dia 17 de março na nossa
escola, por proposta do grupo disciplinar de Inglês e integrada no programa da
Semana da Leitura.
Após
sensibilização e apresentação de informação útil, os alunos foram desafiados a
investigar sobre a vida do santo e a sua influência na história e cultura da Irlanda,
sobre a história e a geografia do país, e ainda sobre escritores, atores e músicos…
Os alunos aderiram entusiasticamente às atividades
propostas, tendo executado trabalhos diversificados, de qualidade e muito
criativos, que foram expostos na biblioteca da escola. Os cartões de S. Patrício (St. Patrick’s Day Cards) foram
ilustrados com símbolos típicos e transcrições de Irish blessings (bençãos) e figuraram junto ao cartaz Happy St. Patrick’s Day e ao leprechaun (duende), adereços
executados pelas hábeis e sempre disponíveis monitoras do ATL.
Vários
painéis deram a conhecer a St. Patrick’s
Legend (lenda de S. Patrício) e os espaços escolares foram ainda decorados
com trevos e Irish blessings.
No dia da celebração e ao som de música irlandesa, foram
pintados trevos na face dos alunos; miúdos e graúdos receberam como presente um
trevo para colocar ao peito.
O momento de
convívio foi colorido e adoçado com uns bolinhos maravilhosos, que nos deram a conhecer os talentos artísticos das mães.
Foram momentos marcantes, divertidos, capazes de quebrar a rotina escolar e que enriqueceram culturalmente os alunos.
Para o sucesso da atividade foi preciosa a colaboração das monitoras do
ATL, diretoras de turma, assistentes operacionais e encarregados de educação.
Aqui ficam
algumas fotos para memória das nossas atividades.
| O Duende (Leprechaun) |
| Exposição dos trabalhos |
| Para momento de convívio... |
Ascensão Peixoto, professora colaborante da BE
Semana da Leitura 2013-2014
De 17 a 22 de março, celebra-se, de novo, a Semana da Leitura no concelho da Mealhada.
As Escolas Básicas da Pampilhosa e da Mealhada programaram, conjuntamente, as suas actividades. É uma festa promotora da leitura e da literacia com propostas variadas previstas no programa que publicamos. Escolha aquelas em que quer participar, ou, em caso de dúvida, compareça em todas. Convidamos toda a comunidade a participar.
As Escolas Básicas da Pampilhosa e da Mealhada programaram, conjuntamente, as suas actividades. É uma festa promotora da leitura e da literacia com propostas variadas previstas no programa que publicamos. Escolha aquelas em que quer participar, ou, em caso de dúvida, compareça em todas. Convidamos toda a comunidade a participar.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Chamo-me Amadeo de Souza-Cardoso
Mais um livro da coleção "Chamo-me..." na nossa biblioteca. De fácil leitura, mas muito interessante.
Recomendado a partir dos 9 anos.
"A nossa arte não deve recuar, como não deve recuar a nossa imaginação sem limites. A nossa arte caminha e deve caminhar sempre em frente, superando todos os obstáculos, sempre original, sempre virgem nas suas manifestações, pois só o virgem é belo!"
Celeste Leite, professora da equipa da BE
A Ilha do Tempo Perdido
A Ilha do Tempo Perdido de Silvana Gandolfi é uma das muitas novas aquisições da nossa biblioteca.
Uma das melhores autoras italianas proporciona-nos histórias surreais e fantásticas, divertidas e surpreendentes. Num quente dia de Junho, Giulia e Arianna vão fazer uma visita com a turma da escola a uma antiga mina. As duas amigas afastam-se um pouco do grupo, e depois, incapazes de encontrarem o caminho de regresso, vão parar a outro mundo! À ilha do tempo perdido onde estão os habitantes e os objectos que se perderam da Terra – pessoas, óculos de sol, chapéus, animais e ainda a memória daqueles que perderam a cabeça. Giulia e Arianna passam o tempo sem fazerem nada e estão radiantes no local paradisíaco que encontraram. Mas terão de voltar à Terra onde as espera uma importante missão: ensinar as pessoas a renascerem e a reaprenderem o significado de estar sem fazer absolutamente nada. Uma tarefa difícil nos dias que correm apenas possível aos terrestres que se disponham a saber apreciar a natureza e as coisas insignificantes, por vezes as mais importantes, que a vida pode proporcionar. Um verdadeiro hino à vida!
in Livraria Wook
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Bibliopartilhas: Decálogo para a ciberconvivência positiva contra a...
Bibliopartilhas: Decálogo para a ciberconvivência positiva contra a...: Para as semanas que se aproximam - 10 a 10 e 28 de Fevereiro de 2014 - “ Juntos vamos criar uma Internet melhor ” " Na sequência...
10.º Aniversário do Facebook
No dia do 10.º aniversário do Facebook, a questão da segurança na internet é, mais uma vez, levantada.
O melhor é, sem dúvida, estar informado.
Miúdos Seguros na Net é uma publicação online gratuita; é só subscrever, indicando o endereço de email no canto superior esquerdo.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Segurança - Uma visão histórica
Uma publicação de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que realça a importância das seguradoras e a sua evolução ao longo dos tempos.
O risco espreita, mais vale jogar pelo seguro
Temos um conjunto destes livros na nossa biblioteca para exploração em sala de aula. Existe também esta brochura com sugestões de exploração.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
CONVITE: Feira do Livro de Natal
No Natal, ofereça livros. Aproveite os descontos da Feira do
Livro de Natal na E.B. n.º 2 da Pampilhosa.
Visite-nos na Biblioteca!
A Feira é realizada em colaboração com José de Almeida Gomes & Filhos, Lda. e tem descontos muito simpáticos. Os títulos foram alvo de uma seleção criteriosa, havendo propostas para todas as faixas etárias e gostos.
A Feira de Natal vai decorrer de 9 a 17 de dezembro e tem como objetivo orientar a gestão das economias de cada um no sentido da aquisição de livros como presentes de Natal, promovendo, assim, a leitura na nossa comunidade.
A Feira é realizada em colaboração com José de Almeida Gomes & Filhos, Lda. e tem descontos muito simpáticos. Os títulos foram alvo de uma seleção criteriosa, havendo propostas para todas as faixas etárias e gostos.
A Feira de Natal vai decorrer de 9 a 17 de dezembro e tem como objetivo orientar a gestão das economias de cada um no sentido da aquisição de livros como presentes de Natal, promovendo, assim, a leitura na nossa comunidade.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
MIBE: a opinião dos alunos
DO 5.º C
"É uma atividade para aprender e realizar com os colegas." Bruno Henrique Bacelar
"Porque nos ajuda a conhecer várias partes da biblioteca, ou
até mesmo todas." Bruno Joel
"Porque fazemos trabalhos em equipa e descobrimos onde estão
os livros da biblioteca." Simão Carvalho
"Porque foi muito divertido e a biblioteca é para todos nós." Eva Gomes
"Porque nos ajuda a ser mais rápidos e também ajuda a
procurar." Beatriz Sousa
"Porque aprendemos a procurar os livros de que precisamos." Maria João
"Porque assim nós sabemos onde é o sítio de cada livro." Ana Rita Silva
"Sim, é interessante, porque tivemos de procurar, ler,
escrever e aprender, também porque este espaço é divertido." André Moreira
Celeste Leite, professora da equipa da BE
MIBE: a opinião dos alunos
Do 5.º B
"Sim, foi interessante e útil porque é uma forma de aprender." Maria
"Sim, porque esta atividade nos fez conhecer novos livros,
enciclopédias … e porque a fizemos em grupo e nos divertimos." Gil
"Sim, porque melhorámos o nosso conhecimento sobre os livros e a biblioteca." Rafael
"Sim, porque melhorámos o nosso conhecimento sobre os livros e a biblioteca." Rafael
"Sim, porque eu aprendo como procurar numa biblioteca. E foi muito
divertido." Ana Miguel
"Sim, porque é importante sabermos a organização de uma
biblioteca, para quando lá formos nos orientarmos." Inês"Sim, porque acho uma maneira divertida de nos abrir o caminho para os estudos." Joana Inácio
"Sim, porque esta atividade me fez conhecer melhor a minha biblioteca e como trabalhar." João Seixas
Celeste Leite, professora da equipa da BE
MIBE: a opinião dos alunos
Após a visita dos alunos à Biblioteca, durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, onde realizaram atividades que os ajudaram a descobrir as potencialidades e organização deste espaço, foi-lhes perguntado se acharam essas atividades úteis e interessantes. Todas as respostas foram positivas. Publicamos aqui algumas delas.
Do 5.º A:
"Sim. porque é muito divertido e engraçado fazer atividades como esta e também é a melhor forma de passar o tempo." Rodrigo Carvalho
"Sim, porque andámos a procurar livros muito importantes e foi divertido." Francisco
"Sim, achei útil e interessante, porque com esta atividade ficámos a conhecer todos os acntinhos da Biblioteca." Marta
"Achei fantástica, porque fiquei a conhecer melhor a biblioteca e pude explorá-la melhor. Agora sei tudo sobre a Biblioteca. Foi uma experiência inesquecível." Ana Catarina
"Sim, porque é divertido fazer concursos e também nos ajuda a conhecer melhor a Biblioteca." Mariana
Do 5.º A:
"Sim. porque é muito divertido e engraçado fazer atividades como esta e também é a melhor forma de passar o tempo." Rodrigo Carvalho
"Sim, porque andámos a procurar livros muito importantes e foi divertido." Francisco
"Sim, achei útil e interessante, porque com esta atividade ficámos a conhecer todos os acntinhos da Biblioteca." Marta
"Achei fantástica, porque fiquei a conhecer melhor a biblioteca e pude explorá-la melhor. Agora sei tudo sobre a Biblioteca. Foi uma experiência inesquecível." Ana Catarina
"Sim, porque é divertido fazer concursos e também nos ajuda a conhecer melhor a Biblioteca." Mariana
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Subscrever:
Mensagens (Atom)



.jpg)
