Menu



Semana da Leitura: Feira do Livro em Imagens







 
Uma das atividades mais concorrida, a Feira do Livro é sempre um ponto alto na Semana da Leitura.
 
Celeste Leite, professora da equipa da BE


Semana da Leitura: Ler na Poesia em Imagens

 
O Dr. Machado Lopes foi o convidado que proporcionou uma experiência de poesia aos alunos do 6.º ano.







Celeste Leite, professora da equipa da BE

Semana da Leitura: Foi Assim

 
Na preparação da celebração da Semana da Leitura na nossa escola, cruzámo-nos com este poema de Luísa Ducla Soares. Considerámo-lo muito adequado para expor na zona de Multimádia e Internet da Biblioteca, uma vez que, apesar de o computador nos permitir novas formas de leitura, se verifica algum exagero na sua utilização por parte dos nossos jovens.
Celeste Leite, professora da equipa da BE




Semana da Leitura - Programa


A celebração da Semana da Leitura está aí de novo. De 16 a 20 de março a Biblioteca vai estar ainda mais ativa com um programa variado.
Celeste Leite, professora da equipa

Olhares - exposição de arte

A exposição "Ler a Nossa Terra" foi temporariamente retirada para expor as pinturas realizadas pelos alunos do 8.º B. Os trabalhos surgiram na sequência da proposta "O quadro que gostaria de ter" feita pela professora de Expressão Plástica, Filomena Praça, aos seus alunos.
A partir de um trabalho prévio de motivação para a arte e salientando a importância do despertar dos sentidos, a professora foi orientando os alunos para a exploração  de expressões do rosto e para a possibilidade de  canalizar emoções e estados de espírito para a tela, usando a própria imagem e o sentir do momento.
A obra de Guin Tió foi a fonte inspiradora usada pela professora para despertar a veia artística dos jovens.
Sensibilizados os alunos, estas foram algumas da obras de arte que surgiram.




Celeste Leite, professora da equipa da BE

Encontros Especiais com o Pai Natal


Publicamos alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do professor Paulo Gomes na aula de Português.  Encontros Especiais com o Pai Natal tinha sido o desafio proposto pelo professor por altura do Natal. Os “encontros” foram acontecendo durante as férias. São aventuras fantásticas que os alunos têm gosto em partilhar, aqui e numa exposição na nossa Biblioteca Escolar.
Celeste Leite, professora da equipa da BE

Sensibilização para Gerir e Poupar


Gerir e poupar: um tema tão pertinente e atual. Não fazendo propriamente parte do currículo formal, faz, no entanto, parte integrante dos temas que norteiam o Plano de Atividades do Agrupamento remetendo, sem dúvida, para aprendizagens absolutamente necessárias e urgentes por parte das nossas crianças e jovens. Neste sentido, a professora bibliotecária disponibilizou aos diretores de turma do 5.º ano um PowerPoint, solicitando-lhes colaboração na sensibilização dos alunos para este tema.
Publicamos o PowerPoint a utilizar nas aulas da direção de turma com o nome Gerir e Poupar .
Celeste Leite, professora da equipa da BE

Maruxa: um conto para o 5.º ano

A Biblioteca Municipal da Mealhada colaborou na dinamização do Mês Internacional das bibliotecas Escolares. A técnica Vera Martins assessorada pelas colegas Gisela Ferreira  e Dália Costa deslocou-se à biblioteca da EB n.º 2 da Pampilhosa para contar o conto Maruxa aos alunos do 5.º ano.


 
 
No final do conto, amassou-se o pão como a Maruxa fez...

 
 
... e, de seguida, os alunos foram convidados a pintar cenas do conto.






Alguns dos desenhos feitos pelos alunos.
Entretanto, o pão foi cozido com a forma de Maruxas e Zézinhos.


Celeste Leite, professora da equipa da BE


MIBE - as atividades


 Têm sido estas, as
                                                             
Atividades a desenvolver com os alunos:

- O voo das joaninhas - (livros em itinerância nos JI)
- Maruxa(hora do conto, com Vera Martins, técnica da BMM)
- Bibliopaper(concurso para descobrir a BE)
- Sugestões de leitura (a disponibilizar na BE)
- Ler para o boneco / Campeonato de leitura
- O eco dos livros (as famílias e a leitura)
                                                                                                            Outubro, 2014
                                                                                        A professora bibliotecária
                                                                                                         Fernanda Cabral
As atividades prolongam-se pelo mês de novembro nos diversos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas.
 
 

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas


Têm decorrido nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas da Mealhada, em geral, e na BE da nossa escola, em particular, diversas atividades que assinalam outubro como Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Publicamos o cartaz deste ano.

Celeste Leite, professora da equipa da BE

Um Escritor na Escola: Miguel Midões

 
Miguel Midões veio, a convite da BE, apresentar a sua obra Filigrana e o consílio dos gatos, aos alunos do 5.º ano. Um encontro que não deixou os alunos indiferentes.
Miguel Midões


 

Professora bibliotecária, Fernanda Cabral, agradece a presença do escritor


Os autógrafos

 Ascensão Peixoto, professora colaborante da BE

Literacia Financeira

A biblioteca escolar promoveu uma sessão de sensibilização sobre “Literacia Financeira”, com a colaboração da Caixa Geral de Depósitos, destinada aos alunos do 9.º ano.
O dinamizador convidado alertou os presentes para a necessidade da gestão inteligente da sua mesada, e deu dicas úteis aos jovens, com o propósito de os estimular, desde já, a fazer poupanças. Sensibilizou para uma atuação no sentido de futuramente prevenirem situações de sobreendividamento.
Alunos e professores acompanhantes colocaram questões e os esclarecimentos prestados contribuíram, sem dúvida, para a pertinência e o sucesso desta iniciativa.
 
 
 
No final da sessão, a Professora Bibliotecária oferece uma lembrança simbólica
 
Ascensão Peixoto, professora colaborante da BE

Feira do Livro


A Feira do Livro desafiou os bolsos dos visitantes, com preços convidativos de obras diversificadas em português e em línguas estrangeiras.
Apesar das atuais dificuldades financeiras constatou-se que o nosso público continua a investir na cultura, tendo adquirido um razoável número de obras.
Consideramos, pois, que vale a pena apostar neste tipo de iniciativas, que aproxima livros e leitores.

Veja fotografias da Feira do Livro na Biblioteca da EB n.º 2 da Pampilhosa.

 

Semana da Leitura - entrega de prémios


A Semana da Leitura decorreu dinâmica e colorida.
As atividades iniciaram-se com um Momento Musical, dinamizado na Biblioteca pelos alunos do 5.º A. Este momento animou a entrega de diplomas a todos os participantes no concurso Bibliopaper que tinha sido  realizado em outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.



Entrega de diploma a aluno do 5.º C
 
Entrega de diplomas aos alunos do 5.º B
Alunos do 5.º A  exibem diplomas e prémios
 

Ascensão Peixoto, professora colaborante da BE

Celebração St. Patrick’s Day


O dia de S. Patrício (St. Patrick’s Day) foi comemorado pelas turmas do 6.º ano, no dia 17 de março na nossa escola, por proposta do grupo disciplinar de Inglês e integrada no programa da Semana da Leitura.

 Após sensibilização e apresentação de informação útil, os alunos foram desafiados a investigar sobre a vida do santo e a sua influência na história e cultura da Irlanda, sobre a história e a geografia do país, e ainda sobre escritores, atores e músicos…

Os alunos aderiram entusiasticamente às atividades propostas, tendo executado trabalhos diversificados, de qualidade e muito criativos, que foram expostos na biblioteca da escola. Os cartões de S. Patrício (St. Patrick’s Day Cards) foram ilustrados com símbolos típicos e transcrições de Irish blessings (bençãos) e figuraram junto ao cartaz Happy St. Patrick’s Day e ao leprechaun (duende), adereços executados pelas hábeis e sempre disponíveis monitoras do ATL.

 Vários painéis deram a conhecer a St. Patrick’s Legend (lenda de S. Patrício) e os espaços escolares foram ainda decorados com trevos e Irish blessings.

No dia da celebração e ao som de música irlandesa, foram pintados trevos na face dos alunos; miúdos e graúdos receberam como presente um trevo para colocar ao peito.

 O momento de convívio foi colorido e adoçado com uns bolinhos maravilhosos, que nos deram a conhecer os talentos artísticos das mães.

Foram momentos marcantes, divertidos, capazes de quebrar a rotina escolar e que enriqueceram culturalmente os alunos.

Para o sucesso da atividade foi preciosa  a colaboração das monitoras do ATL, diretoras de turma, assistentes operacionais e encarregados de educação.
 Aqui ficam algumas fotos para memória das nossas atividades.



O Duende (Leprechaun)
Exposição dos trabalhos
Para momento de convívio...

Ascensão Peixoto, professora colaborante da BE