Projetos "Natal Azul" e "Olhos com História"
No âmbito da
disciplina de Educação Visual, nas unidades de trabalho sobre o Património
Português e Desenhos Expressivos, e enquadrando, respetivamente, os
projetos “Natal Azul” e “Olhos com Historia”, as turmas do 8º ano,
elaboraram belos azulejos tradicionais portugueses, utilizando várias técnicas
sobre cartão de maquete. Contámos com o apoio da professora da
disciplina, Profª Claudina Conde, que nos orientou nas ideias. Assim,
tornou-se mais fácil a elaboração destes magníficos trabalhos.
Na nossa opinião foi um bom trabalho, aprendemos mais sobre o nosso património e contribuímos também para a exposição e decoração de Natal da nossa escola.
Na nossa opinião foi um bom trabalho, aprendemos mais sobre o nosso património e contribuímos também para a exposição e decoração de Natal da nossa escola.
Os alunos do 8.º A3 - Escola n.º 2 de Pampilhosa - Agrupamento de Escolas Da Mealhada
Está a decorrer a feira do livro
Olá, eu sou a Joana, uma "Bibliofã".
Venho dizer-vos que está decorrer (até ao dia 15 de dezembro) a Feira do Livro.
Gosto muito desta feira, porque tem diários, os que eu mais gosto.
Eu adoro ler, por isso estou sempre na biblioteca, o meu sítio favorito da escola.
Venho dizer-vos que está decorrer (até ao dia 15 de dezembro) a Feira do Livro.
Gosto muito desta feira, porque tem diários, os que eu mais gosto.
Eu adoro ler, por isso estou sempre na biblioteca, o meu sítio favorito da escola.
Joana, 7.º B n.º 13
Olá eu sou a Rita, e sou uma "Bibliofã".
Eu gosto da biblioteca porque tem imensas atividades e tem livros que eu acho interessantes.
Gosto da Feira do Livro, por uma só razão: tem os livros do " Diário de Um Banana".
Ana Rita, 7.º C n.º 2
Desde os dias 5 a 15 de dezembro, decorre a Feira do Livro na biblioteca da nossa escola.
Poderá ver e comprar livros, para a sua leitura, tornando-se um bom leitor. Encontra-os a um bom preço com desconto de 20%.
Bruna, 7.º C n.º 3
Convidamos pais, encarregados de educação, alunos, todos, a virem à nossa feira do livro.
CONVITE: Feira do Livro de Natal
No Natal, ofereça livros. Aproveite os descontos da Feira do Livro de Natal na E.B. n.º 2 da Pampilhosa.
Visite-nos na Biblioteca!
Visite-nos na Biblioteca!
A Feira tem descontos muito simpáticos. Os títulos foram alvo de uma seleção criteriosa, havendo propostas para todas as faixas etárias e gostos.
A Feira de Natal vai decorrer de 5 a 15 de dezembro. e tem como objetivo promover hábitos de leitura na comunidade educativa.
A equipa da Biblioteca Escolar
Astronomia cá na Escola
No
âmbito do ensino da Astronomia e do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de
Escola de Mealhada, a Escola Básica n.º 2 de Pampilhosa vai dinamizar, no
próximo dia 18 de novembro, a atividade “Astronomia cá na Escola”.
Esta
atividade envolve todos os alunos da escola com sessões de planetário durante a
manhã e observações do Sol, à tarde.
À
noite, a partir das 20 horas, a escola estará aberta a toda a comunidade para a
realização de observações astronómicas noturnas e para ateliers de construção
de instrumentos náuticos.
Esta
iniciativa só foi possível porque beneficiou dos apoios da empresa Via Láctea, das Juntas de Freguesia de
Pampilhosa e Barcouço e da colaboração dos alunos, pessoal docente e pessoal
não docente da E. B. n.º 2 de Pampilhosa.
Agradecimento público
As bibliotecas escolares das escolas básicas nº2 de mealhada
e pampilhosa, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, estabeleceram ao
longo do seu percurso múltiplas parcerias com entidades exteriores à escola,
proporcionando aos seus discentes variadas situações de aprendizagem.
Comemorando outubro como “Mês Internacional das Bibliotecas
Escolares” é oportuno e gratificante podermos agradecer pública e vincadamente
a generosa colaboração de escritores, editoras, livreiros, médicos,
enfermeiros, advogados, jornalistas, psicólogos, Fundações, Museus, ex-combatentes
de guerra, individualidades locais de reconhecido valor, contadores de
estórias, Caixa Geral de Depósitos- agência de mealhada, Biblioteca Municipal
de Mealhada, Câmara Municipal de Mealhada e outras câmaras municipais, Junta de
Freguesia de Pampilhosa, estabelecimentos locais, Centro de Saúde de Mealhada,
GNR, Escola Superior de Educação de Coimbra, Departamento de Botânica,
Departamento de Ciências Sociais e Departamento de Química da Universidade de
Coimbra, todos participantes na vontade de acrescentar enriquecimento em
diferentes literacias às respetivas comunidades escolares.
Expressamos igualmente os nossos agradecimentos à colaboração
de docentes no ativo e docentes aposentados, educadoras de infância,
encarregados de educação, equipas das bibliotecas escolares, coordenadores das
bibliotecas escolares do agrupamento, Serviços de Psicologia e Orientação,
engenheiros informáticos, Centro de Atividades de Tempos Livres, assistentes
técnicos e operacionais, coordenação/direção das escolas e estruturas
intermédias, em suma, toda a comunidade escolar e educativa do agrupamento.
Concluímos com uma nota de muito apreço à nossa Coordenadora
Interconcelhia, o elo de ligação mais importante à Rede de Bibliotecas
Escolares, Drª Helena Duque.
Muito grata
Fernanda Cabral
Professora bibliotecária das bibliotecas
escolares das EB2 de Mealhada e Pampilhosa
com as respetivas equipas das bibliotecas
escolares
Outubro de
2016
CES vai à Escola; celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos
No âmbito do Programa “”, deslocou-se à EB n.º
2 da Pampilhosa a Professora Doutora Luciane Ribeiro Dias Gonçalves para
dinamizar, junto dos alunos do 9.º ano, o seu workshop
“Olhando os Outros e nos vendo: debater o racismo através da análise de
ilustrações de manuais escolares de História (Brasil e Portugal) ”.
De nacionalidade brasileira, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
encontra-se em Portugal a fazer um Pós-Doutoramento no Centro de Estudos
Sociais na Faculdade de Economia d Universidade de Coimbra. Foi convidada pelo
Grupo Disciplinar de História para assinalar o Dia Mundial dos Direitos
Humanos.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
"O Património", Exposição na Biblioteca
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Celebração do Dia de Ação de Graças - Thanksgiving
Por esta altura, os cidadãos dos Estados Unidos da América, andam entusiasmados com a celebração do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que tem lugar na próxima quinta feira. Todos os anos, na 4.ª quinta feira de novembro (feriado nacional), se juntam as famílias e dão graças por tudo o que de bom lhes aconteceu. À semelhança da América, também os alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada, sob proposta das professoras de Inglês, vão assinalar este dia. Desde a divulgação de informação sobre a efeméride, previamente recolhida, à degustação de pratos típicos, como a Pumpkin pie, passando pela projeção de filmes e decorações, são várias as atividades que vão ter lugar na quinta feira.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Exposição"Australia and New Zealand "
Está patente na Biblioteca uma exposição sobre a Austrália e a Nova Zelândia realizada pelos alunos do 6.º ano da nossa Escola onde estes mostraram a sua capacidade de pesquisa e de recolha e organização de informação.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
MIBE
MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A tua Biblioteca estará, ainda, mais apetecível.
Entra, circula, explora, toca, utiliza. Aqui, há um mundo fantástico à tua espera.
Entra, circula, explora, toca, utiliza. Aqui, há um mundo fantástico à tua espera.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Semana da Leitura: os Prémios em Imagens
A par de todas as atividades, foram, nesta altura, atribuídos prémios e diplomas devidos a alunos que foram participando em atividades promovidas pela Biblioteca ao longo do ano.
| Embrulhos artísticos |
| Um dos diplomas atribuídos |
| A Jéssica Moutinho e Ana Reis do 5.º C foram as felizes contempladas com os prémios de vencedoras do Bibliopaper realizado em outubro.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
|
Semana da Leitura: Um Escritor na Escola em Imagens
Ana Cristina Tavares foi a escritora convidada para a Semana da Leitura. Com a apresentação do seu livro A alga que queria ser flor prendeu a atenção dos alunos do 6.º ano e convidou-os a participar ativamente na sessão, quer desenhando ou escrevendo sobre o que ouviam, quer observando, no microscópio, a diversidade biológica presente numa gota de água de charco.
Celeste Leite, professora da equipa da BE
Subscrever:
Mensagens (Atom)











