Menu



3.º Encontro da Educação na Mealhada


Decorreu no passado dia 9 de Abril mais um Encontro da Educação no concelho da Mealhada. Na sessão de abertura do evento, que teve lugar no Teatro Messias, estiveram presentes o Presidente da Câmara, Carlos Cabral, a Directora Regional da Educação do Centro, Helena Libório, o Governador Civil de Aveiro, José Mota, e o Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade.

No seu discurso, Carlos Cabral defendeu a escola pública. Salientou o investimento que a Câmara da Mealhada tem feito na educação, declarando esta autarquia se assume como parte integrante da comunidade educativa.

Também a Directora Regional reforçou a preocupação que esta Câmara tem tido no investimento nos Centros Escolares que permitem não só melhores condições físicas, mas também melhores condições pedagógicas, como sejam turmas com um só nível e bibliotecas, entre outras. Salientou a importância destes eventos, apenas possíveis graças ao papel fundamental que as câmaras têm na educação, relevando a importância das pessoas convidadas para este Encontro.

José Mota, Governador Civil, reforçou as opiniões anteriores, endereçando palavras de estímulo e de admiração pelo trabalho realizado.

A encerrar a abertura, foi dada a palavra ao Presidente da CAP que realçou o trabalho em rede que tem vindo a ser realizado, visível com a presença, ali, de várias estruturas que têm colaborado em prol da educação. Enalteceu a governação dos últimos cinco anos com mudanças na educação que, embora polémicas trarão resultados positivos que já se fazem notar. Em sua opinião, a constituição do Agrupamento de Escolas da Mealhada é uma oportunidade para o Concelho, defendendo lideranças locais fortes para que a nova estrutura funcione de forma eficaz.
Seguiram-se os vários painéis entre os quais um subordinado ao tema Leitura e literacia: o papel das bibliotecas escolares que teve como comunicadores o Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral e Ana Bela Martins, da Rede de Bibliotecas Escolares.


Sem comentários: