Qual a relação entre o dia de Finados e o Halloween (dia das bruxas)?
(…)O Halloween é uma antiga festa celta, que nasceu com o nome de SAMHAIN (palavra de origem celta para designar “O Senhor da Morte”). Os Celtas acreditavam que em 31 de outubro os espíritos de todos aqueles que morreram naquele ano, voltariam para possuir o corpo dos vivos. Assim, nesse dia, faziam a comemoração, apagando todas as luzes da casa. Acendiam enormes tochas e usavam roupas feitas de peles de bichos para espantar os espíritos. (…)
O dia de finados teve origem entre os clérigos romanos no início da paganização do cristianismo, institucionalizada na Igreja Católica Romana. Porém, antes mesmo de o dia de finados ser criado, o culto aos mortos já existia no mundo pagão.
Em 837 d.C., o papa Gregório IV introduziu a festa de “Todos os Santos” no calendário romano, tornando universal a sua celebração em 1 de novembro. Na Inglaterra medieval esse festival católico ficou conhecido como "All Hallows Day" ("Dia de Todos os Santos"). A noite anterior ao 1º de novembro era chamada "Hallows Evening", abreviada "Hallows’ Eve" e, posteriormente, "Hallowe’en".
Mais de um século após instituir o "Dia de Todos os Santos", a Igreja Católica determinou que o melhor dia para se comemorar o "Dia dos Mortos" era logo após o "Dia de Todos os Santos". Assim, ficou estabelecido o "Dia de Finados" no dia 2 de novembro. Para a Igreja Católica, a noite de "Hallowe’en", o "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados" são uma só seqüência e celebram coisas parecidas – a honra e a alma dos mortos! O catolicismo tenta fazer o "cristianismo" e o paganismo andarem de mãos dadas! (...)
Adaptado de Oswaldo Chirov, chirov@uol.com.br
Post de Maria José Fonseca, membro da equipa