Menu



Homenagem a Sophia de Mello Breyner

No dia em que celebraria 92 anos (6 de Novembro de 1919-2 de Julho de 2004), a escritora Sophia de Mello Breyner Anderson foi homenageada no Jardim Botânico da cidade do Porto.

A Universidade do Porto realizou uma cerimónia, que foi presidida pelo seu reitor, José Marques dos Santos, e que contou com a presença dos familiares e admiradores da poetisa. Nos jardins da antiga Quinta do Campo Alegre foi descerrado um busto de bronze, por um bisneto, escolha que se reveste de especial significado,  já que a escultura transmite juventude e determinação.
«Sophia comunicava com grande qualidade e de forma simples, talvez por isso a sua obra tenha tão profundo alcance e seja fácil de entender para o povo, que aprecia as coisas simples», sublinhou o reitor da Universidade do Porto.

O busto de Sophia fica voltado para a casa vermelha da antiga Quinta do Campo Alegre, local onde ela viveu e que terá propiciado o despertar literário, espaço tantas vezes referido na sua obra.

«Este é um lugar mágico da sua infância mas espero também que seja um local de vida e de culto na cidade do Porto», acrescentou o reitor.
Sophia, sempre presente!

Filha de Sophia de Mello Breyner junto ao busto da poetisa

Ascensão Peixoto (membro da equipa)

Sem comentários: