Menu



João Pedro Mésseder - Um Escritor na (nossa) Escola

No âmbito da atividade Um Escritor na Escola, prevista no Plano de Atividades das bibliotecas do Agrupamento, convidámos João Pedro Mésseder para um encontro com os alunos do 2.º ciclo da Escola n.º 2 da Pampilhosa, no próximo dia 12 de Dezembro. Este terá lugar no auditório da escola, estando previstas 2 sessões: uma às 14h30 e outra às 15h30.
Embora o encontro se dirija especialmente aos alunos do 5.º e 6.º anos, endereçamos o convite a outros elementos da comunidade educativa.
João Pedro Mésseder é o nome literário de José António Gomes, nascido no Porto em 1957. Doutorado em Literatura Portuguesa do século XX, é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Em 1999, estreia-se duplamente no campo da poesia e da literatura para a infância e a juventude com A Cidade Incurável e Versos com Reversos.
É autor de livros de poesia e de cerca de três dezenas de obras para crianças e jovens, repartidas pela escrita em verso, pelo álbum e pela narrativa – alguns dos títulos estão traduzidos para galego e espanhol – tendo vários textos seus sido utilizados em espectáculos teatrais.
No domínio da literatura para a infância e a juventude, a escrita de João Pedro Mésseder apresenta marcas de interferência da literatura oral, visível nos recontos e reescritas de textos tradicionais portugueses.

Podes saber mais, contado na 1.ª pessoa, consultando
http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/jpm.html

Celeste Leite (professora bibliotecária)




Sem comentários: