Menu



Biblioburro

A alegria de tantos meninos, no dia em que a biblioteca ambulante chega à sua terra!


Colombiano criou biblioteca itinerante montada em cima de seus burros!
O "Biblioburro" leva educação a regiões empobrecidas do país. Num ritual repetido quase todos os finais de semana da década passada em La Gloria, região da Colômbia fatigada pela guerra, Luis Soriano reuniu os seus dois burros, Alfa e Beto, na frente de sua casa numa tarde de sábado. Amarrou nas costas dos animais bolsas com a palavra "Biblioburro" pintada em letras azuis e encheu-as com uma carga de livros diversificados, destinados aos habitantes das pequenas vilas mais distantes.
"Comecei com 70 livros, e agora tenho uma coleção com mais de 4.800", disse Soriano, 36 anos, professor de escola primária que vive numa pequena casa com sua esposa, três filhos, e livros empilhados até o teto.
"Tudo começou como uma necessidade; então tornou-se uma obrigação; e depois disso, um hábito. Agora, é uma instituição!"
Soriano acreditou que o ato de levar livros a pessoas que não os têm poderia, de alguma forma, melhorar aquela região empobrecida – e talvez a Colômbia. A ideia surgiu após ele ter testemunhado, como jovem professor, o poder transformador da leitura entre seus alunos, que haviam nascido no meio de conflitos ainda mais intensos do que os que ele vivenciara enquanto criança.
Soriano nunca saiu da Colômbia – mas tem-se dedicado a trazer ao seu povo um toque do mundo exterior. O seu projeto ganhou a aprovação de especialistas em alfabetização do país.
Grande exemplo de vida!

1 comentário:

Maria disse...

Como as dificuldades se ultrapassam quando há boa vontade!