Menu



Apresentação do Portal concelhio e utilização do catálogo coletivo: potencialidades pedagógicas

Tal como previsto, decorreram na biblioteca da Escola n.º 2 da Pampilhosa duas sessões de formação, que, sendo especialmente dirigidas a assistentes operacionais, estiveram abertas a toda a comunidade.

A s sessões, a cargo da professora bibliotecária desta escola, tiveram como tema Apresentação do Portal concelhio e utilização do catálogo coletivo: potencialidades pedagógicas e contaram com a presença de todos os assistentes operacionais deste estabelecimento e de duas assistentes da Escola Secundária da Mealhada.

Na primeira parte, foi feita uma introdução onde se referiu a importância desta formação para este público específico. Além das naturais vantagens para uso próprio, os participantes, como auxiliares da educação, deverão conhecer minimamente os recursos oferecidos pela Escola. Fez-se depois uma abordagem a dois tipos de bibliotecas que, sendo distintas, se complementam: a biblioteca analógica e a biblioteca digital. A criação do Portal Concelhio como estrutura única que dá acesso a uma variedade de informação e de ferramentas, foi sendo explicada com recurso à projeção dos vários espaços do Portal da Rede de Bibliotecas da Mealhada. Um desses espaços, o Catálogo Coletivo mereceu especial realce.

A segunda parte de cada sessão exigiu dos formandos uma participação ativa. Apesar de revelarem competências a nível do domínio das tecnologias informáticas bastante diversas, a todos foi pedido a exploração de várias ferramentas disponíveis no Portal e a utilização do catálogo coletivo. Naturalmente, para além de lhes ter sido distribuída uma ficha orientadora com indicações precisas das várias tarefas a executar, contaram, também, com o apoio constante da professora bibliotecária e da funcionária auxiliar da biblioteca. No final, todos receberam um diploma de participação.

A experiência foi positiva, a avaliar pelo feedback dado pelos presentes: “gostei muito”, “foi muito interessante”, “devíamos ter mais sessões assim” e “obrigado, muito obrigado, pela formação”, foram algumas das exteriorizações mais tarde manifestadas pelos participantes.

Mais fotografias em https://picasaweb.google.com/111756380276245470364/FormacaoDeAssistentesOperacionais?authkey=Gv1sRgCN-Jleucxc-jCg


Celeste Leite (professora bibliotecária)

Sem comentários: